quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trepanações

Como havíamos referido no post anterior, iremos debruçar-nos sobre o tema das trepanações.
Na verdade, também nós nos perguntámos acerca da veracidade deste tema mas após várias pesquisas chegámos à conclusão que desde sempre se assistiu a esta realidade. Este método, que consiste na abertura intencional do crânio, é considerado um dos métodos mais antigos tendo surgido aquando da época dos Neandertal e era, inicialmente, utilizado para afastar maus espíritos.
Através de exposições realizadas em museus arqueológicos é possível observar-se alguns exemplares de cérebros fósseis (anteriores ainda ao tempo das cavernas) perfurados com o uso de trépanos (instrumento cirúrgico). Além de crânios esburacados, estão também expostos gravuras pré-históricas de trepanações, assim como os instrumentos utilizados na mais antiga operação de trepanação craniana encontrada na Europa.




Por um lado, as trepanações eram vistas como solução para os tumores ou graves problemas cerebrais nos quais através da perfuração do cérebro conseguiam resolver-se. Tais operações, no entanto, não eram somente utilizadas por motivos médicos ou de doença, como por exemplo o alívio para fortes dores de cabeça ou, em casos piores também era usada para retirar objectos pontiagudos enterrados na cabeça dos nossos ancestrais (resultado de desentendimentos durante a caça ou festividades, normalmente).
Há ainda alguns arqueólogos que dão outros motivos para o uso deste método como razões religiosas, uma vez que que muitos acreditavam conter maus espíritos ou até mesmo tentar alcançar o poder da consciência ao permitirem perfurar as cabeças. (No entanto, não há registos se essas operações eram feitas com ou sem algum tipo de substância anestésica existente na época).
Actualmente podemos encontrar este método na medicina moderna, entre outros na remoção de tumores, na drenagem de coágulos ou no tratamento de fracturas cranianas.

Sem comentários:

Enviar um comentário