quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Medicina no Egipto Antigo

O povo dos Egípcios (3150a.C. 30a.C.) talvez fora o povo, dos mais primitivos, que contribuiu mais eficazmente para a evolução da medicina. No antigo Egipto a prática da medicina era assegurada pela existência de duas academias onde eram ministrados estudos médicos de raiz científica, mas com uma função quase sacerdotal, inserida por este no mundo restrito dos templos. O corpo de médicos surge organizado na dependência de um Supremo Chefe dos Arquiatros do Alto e Baixo Egipto os quais desenvolveram diversas actividades de tipo cirúrgico, tais como a circuncisão (obrigatória por motivos higiénicos), a castração, a cesariana e, muito provavelmente, a excisão de cataratas oculares e próteses dentárias. Contudo, e fruto de uma profunda dominância religiosa, a anatomia humana era perspectivada segundo uma posição significativamente fantasiosa. O diagnóstico baseava-se na sintomatologia, e uma vez a enfermidade, passava-se à terapia. A farmacêutica baseava-se num conhecimento profundo da botânica e das ervas especiais.
Os ferimentos, por seu lado, eram lavados e cobertos com unguentos à base de óleos essenciais e outros ingredientes, sendo depois cuidadosamente envolvidos em ligaduras. No material utilizado pelo médico na sua actividade sobressaía o bisturi, serrilhas, lâminas de bronze com cabo em ébano e marfim, boiões de pomadas e unguentos e ligaduras onde têm a sua origem histórica. A anestesia era praticada pelo método "a frio", arrefecendo-se a parte anatómica e os instrumentos cirúrgicos. Os conselhos médicos eram igualmente importantes na área da beleza feminina e no apoio à maternidade.



Uma especialização médica ulterior foi a veterinária. Num reino essencialmente agrário, a veterinária desenvolvia-se nos estábulos e palácios, fruto do tradicional amor pelos animais, reflectido a própria religião Egípcia.
Concluindo, os Egípcios com o seu conhecimento, foram, mais tarde, influenciar outros povos como os Romanos na prática desta ciência, a Medicina.

1 comentário: